Salto Assassino
15 de Janeiro de 2024

Algumas mulheres relatam sentir-se mais confiantes e elegantes ao usar saltos altos, mas a que preço para seus pés e corpo? Você provavelmente já ouviu alguém descrever um novo par de sapatos como “saltos assassinos”. Embora os saltos altos não matem ninguém, seu uso prolongado pode causar vários danos à saúde.
A posição que o salto alto impõe ao corpo não é natural. A altura do calcanhar inclina a parte inferior do corpo para frente, levando a uma compensação onde a parte superior do corpo se inclina para trás para manter o equilíbrio. Isso resulta em achatamento da parte inferior das costas e uma inclinação para trás da cabeça e da coluna torácica. Além disso, o pé é mantido em uma posição flexionada, o acarreta sobrecarrega no antepé (parte da frente dos pés) e nos músculos do quadril, exigindo que o corpo trabalhe mais para se mover para frente. Esse movimento não natural aumenta o estresse sobre o corpo, causando tensão adicional na parte inferior das costas.
Ao agachar, esses efeitos se tornam ainda mais preocupantes. A osteoartrite (doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas) é mais comum em mulheres nas mãos e joelhos, e o uso frequente de salto alto pode ser um fator contribuinte. Com o uso de salto alto, o joelho está constantemente dobrado, e as pernas tendem a inclinar-se ligeiramente para dentro, o que aumenta a pressão sobre o interior dos joelhos. Para quem já apresenta problemas no joelho, é recomendável evitar o uso de salto alto. Além disso, a posição rígida do pé reduz a mobilidade e a força na articulação do tornozelo, tornando a caminhada em superfícies irregulares ou em escadas mais desafiadora. Os músculos da panturrilha, como o gastrocnêmio e o sóleo, ficam mais curtos devido a elevação do calcanhar, resultando em uma perda de potência ao empurrar o pé para fora do chão ao caminhar. Além disso, existem evidências que sugerem que essa posição do tornozelo pode causar o encurtamento do tendão de Aquiles.
Com o pé voltado para baixo, o uso de salto alto exerce uma pressão significativa sobre a parte da frente dos pés, conhecida como metatarsos. Estudos demonstram uma correlação entre a altura do salto e a pressão sobre essa região metatarsal. Por exemplo, um salto de 8 cm pode aumentar a pressão no antepé em até 76%. Esse aumento de pressão pode causar problemas comuns, como joanetes, bunionetes, dedos em martelo e em garra, além de lesões, neuromas e queda do arco metatarsal.
A maioria dos saltos altos tem uma ponta mal construída, muitas vezes estreita demais para a anatomia natural dos dedos dos pés. Isso pode levar a queixas de compressão e atrito. Calos e bolhas são a forma do corpo de proteger o pé quando está sujeito a essa pressão excessiva. Embora esses problemas possam não surgir imediatamente com o uso de saltos altos, com o tempo, podem se tornar crônicos.
Algumas maneiras de minimizar o impacto do uso de saltos altos:
- Limite o tempo de uso a 3-5 horas.
- Se você usa salto alto com frequência, opte por alturas menores – menos de 5cm é recomendado.
- Ao caminhar com saltos altos, dê passos menores para reduzir a tensão.
- Faça alongamentos nos músculos da panturrilha regularmente, antes de usar salto altos. Sem o alongamento, esses músculos tendem a se contrair, aumentando o risco de lesões nos pés e membros inferiores.
- Certifique-se de usar calçados que se adaptem corretamente nos seus pés, é recomendado o uso de calçados com o salto de três a quatro centimentros de altura.
Se você notar em seus pés alguma área dolorosa ou com calosidade, é importante consultar um podólogo imediatamente. Ao consultar, leve os sapatos que estão causando o problema, pois o podólogo fará as devidas recomendações, e a indicação do uso de produtos para solucionar o problema.
Se estiver sentindo dor ou precisar de orientação sobre seus pés, marque uma consulta na Clínica Onfeet mais próxima. Nossos podólogos fornecem uma análise completa de seus pés, calçados, estilo de vida e necessidades, a fim de personalizar um plano de tratamento para atender a você