Fatos Fascinantes sobre os Pés

04 de Março de 2024

Há muita anatomia nos dois membros, relativamente pequenos, que chamamos de nossos pés. E não é surpreendente quando você considera o quão importante é o trabalho que eles fazem, apoiando todo o nosso corpo. Reunimos alguns dos nossos fatos favoritos sobre os pés – tudo o que você não sabia sobre essas incríveis “ferramentas” do nosso corpo.

Um pé e tornozelo humanos são estruturas mecânicas fortes. Cada um contém 19 músculos e 26 ossos. Isso significa que 25% de todos os ossos do seu corpo estão em seus pés. Junto com isso, há 33 articulações. Entre os 100 ligamentos e tendões, está o tendão de Aquiles – o tendão mais forte do corpo. Ele conecta os músculos da perna ao osso do calcanhar e é essencial para caminhar e correr. Nossos pés também contêm 250.000 glândulas sudoríparas, permitindo-lhes produzir até meio litro de umidade por dia! Temos quase 8.000 nervos em nossos pés, o que pode explicar por que muitas pessoas os acham a parte mais sensível para cócegas de seu corpo. E, finalmente, a pele nas solas dos pés é mais espessa do que em qualquer outro lugar do corpo.

Em vez dos 26 ossos como o padrão, algumas pessoas têm 28 ossos em cada pé, e pessoas nascidas com dedos extras (uma condição conhecida como polidactilia) têm ainda mais. E enquanto estamos falando de dedos dos pés, Sindactilia – dedos de teia – é uma condição na qual vários dígitos são fundidos. Cerca de 20-30% da população mundial tem o dedo de Morton, uma condição do pé em que o segundo dedo é mais longo do que o dedão do pé. Se ler isso assusta, então você pode ter podofobia – medo dos pés. A palavra Podofobia origina-se do grego ‘Podos’, que significa pés.

Onde tudo começa:

Os pés de bebê não são versões em miniatura de pés adultos; são mais curtos e mais largos em forma e afinam em direção ao calcanhar. O arco geralmente não é formado, e o pé é protegido por uma camada de gordura infantil. A forma se deve ao fato de que os ossos dos pés de um bebê ainda não estão totalmente desenvolvidos quando nascem. Na verdade, eles ainda são, em sua maioria, cartilagem. À medida que os pés crescem, a cartilagem começa a se transformar em osso, e o pé se fortalece e se alonga.

Se, quando adulto, todo o seu pé toca o chão quando você está de pé, isso geralmente é descrito como tendo “pés planos”. Algumas pessoas nunca desenvolvem os arcos, mas os pés planos podem causar dor, pois também não suportam o peso do corpo. Os pés dos bebês crescem rapidamente, atingindo quase metade do tamanho do pé adulto durante o primeiro ano. Leva 15 anos ou mais para que o pé de uma criança se torne totalmente desenvolvido.

Fatos rápidos:

  • Os pés são maiores no final do dia, e o mediopé fica duas vezes mais longo quando você se levanta.
  • É raro que dois pés sejam exatamente iguais; um deles é, muitas vezes, maior do que o outro. Você deve comprar sapatos com as medidas do pé maior.
  • Os pés estão aumentando para suportar o peso à medida que o peso geral das pessoas aumenta. De acordo com um estudo de 2014 do College of Podiatry, no Reino Unido, o pé médio aumentou dois tamanhos desde a década de 1970.
  • Se você der uma média de 8.000 a 10.000 passos/dia, isso soma 185.074 quilômetros em uma vida, mais de 4x a circunferência do globo.
  • Em comparação com as unhas das mãos que crescem a uma média de 0,1mm por dia, as unhas dos pés crescem muito lentamente; em cerca de 1mm por mês. Leva pelo menos cinco a seis meses para crescer uma unha totalmente nova. Tanto as unhas das mãos quanto as dos pés crescem mais rápido durante o tempo quente, gravidez e adolescência.
  • Caminhar é o melhor exercício para os pés. Contribui para a saúde geral, melhorando a circulação e o controle de peso.

O pedágio que nossos pés cobram

O pé é uma maravilha evolutiva, capaz de lidar com centenas de toneladas de força todos os dias. Cada pé leva 1,5 vezes o seu peso corporal enquanto você caminha. Ao correr, seus pés levam até cinco vezes o seu peso. Se você já sofreu de canelites dolorosas, provavelmente foi devido aos estresses cumulativos e repetitivos nos ossos, músculos e articulações das pernas.

Com isso em mente, você pode se perguntar: “por que ficar parado é mais cansativo do que caminhar?” Isso ocorre porque você só usa alguns músculos quando está em pé, enquanto a caminhada distribui o peso e o esforço por mais músculos.

Se você gosta de usar saltos, tenha em mente que um salto de 6cm pode aumentar a carga no antepé em até 75%.

Nós amamos os pés; e esperamos que isso tenha lhe dado um novo respeito e apreço por esses incríveis membros do nosso corpo. Os pés são bons indicadores da sua saúde geral. Anormalidades ou dor nos pés muitas vezes podem sinalizar condições de saúde mais graves. Portanto, cuide bem deles e procure orientação na clínica Onfeet mais próxima de você sempre que não tiver certeza.

onfeet

onfeet