Palmilhas personalizadas ajudam para dores nos joelhos?

20 de Maio de 2024

As Palmilhas Personalizadas, também conhecidas como órteses, são utilizadas nos calçados para ajudar a aliviar problemas nos pés, pernas ou costas. As órteses são geralmente feitas de materiais como borracha de EVA (etileno-acetato de vinila), fibra de carbono ou plástico (polipropileno). Esses materiais permitem personalizar a flexibilidade e o amortecimento do calçado para gerir adequadamente a carga nos pés. Isso, por sua vez, permite que os podólogos tratem uma variedade de condições diferentes, além de melhorar o conforto para os pacientes.

O que são órteses?

Uma órtese é uma palmilha ou inserção no calçado projetada para alterar a carga e o funcionamento dos pés de uma pessoa. Ela realiza essa alteração modificando o funcionamento das estruturas relacionadas ao pé e as relações de pressão “peso do corpo” que o pé possui com o solo. Existem dois tipos de órteses:

Órteses prontas, que são pré-fabricadas e bastante comuns em seu suporte e amortecimento, que atendem vários tipos de patologias e o paciente já sai com ela dentro do calçado.

Órteses personalizadas, que exigem uma avaliação e uma prescrição, pois são projetadas especificamente para o pé de um paciente e sua condição particular.

As órteses são utilizadas quando outras opções de tratamento não foram bem-sucedidas em alterar a pressão sobre as estruturas do pé e membro inferior, ou quando outras formas de terapia não são possíveis.

E como funcionam as órteses?

Esse tipo de aparelho ortopédico é recomendado quando músculos, tendões, ligamentos, articulações ou ossos dos pés e membros inferiores não estão gerenciando a carga de forma eficiente, causando dor, desconforto ou fadiga. Elas funcionam principalmente de duas maneiras:

Alterando a função de áreas específicas do pé e tornozelo para reduzir a pronação (quando o pé rola para dentro) ou supinação (quando o pé vira para fora), melhorando assim a função do pé e reduzindo a dor e as lesões.

Modificando a pressão do pé para o solo ao ficar de pé, caminhar ou correr, a fim de proteger áreas específicas e promover uma melhor função do pé, reduzindo as forças excessivas que podem levar a dores e lesões.

As órteses são para pessoas com arcos altos ou baixos?

Primeiramente, vamos discutir esses dois formatos ou tipos diferentes de pés e a forma como as órteses ajudam em cada caso.

“Pés planos” é um termo usado para descrever aqueles que têm pouco ou nenhum arco. Esses pés podem causar dor no pé, tornozelo e costas devido ao excesso de rotação para dentro, aumentando a pressão sobre as estruturas dentro e acima do corpo. Nesse caso, as órteses oferecem suporte aos pés, aliviando a pressão sobre os arcos colapsados e promovendo uma posição mais eficiente do pé.

“Pés Cavos” referem-se a arcos muito elevados e curvados. Isso geralmente faz com que o peso seja suportado principalmente nos calcanhares e na ponta dos pés, aumentando as tensões nos músculos dos pés e da parte inferior do corpo. As órteses ajudam a evitar rotações excessivas para fora, distribuindo o peso e o estresse de maneira mais uniforme por todo o pé, trazendo alívio imediato nos casos de dores.

Como as órteses são usadas para tratar a dor no joelho?

As órteses são empregadas no tratamento de diversas patologias nos pés, como joanetes, fascite plantar, bursite, pronação, supinação, entre outras. Elas também auxiliam na redução da dor e desconforto nos membros inferiores, joelhos, quadris e costas.

Os pés e joelhos estão interligados, e as órteses estimulam o funcionamento e posicionamento ideais do pé, distribuindo as forças de maneira mais uniforme pelo pé e tornozelo. Além disso, proporcionam amortecimento em áreas-chave dos pés, como calcanhar e na parte da frente dos pés “metatarso”, reduzindo o impacto nas pernas durante movimentos, caminhadas ou corridas.

Recomenda-se uma adaptação gradual às órteses, usando-as por algumas horas diariamente e ir aumentando o uso com o tempo.

As pessoas precisam de um par de órteses diferente para cada par de sapatos?

Órteses personalizadas ou semi-personalizadas são mais propensas a se ajustar a vários tipos de sapatos ou tênis, pois são feitas sob medida.

O que fazer a seguir?

A recomendação de órteses personalizadas pode ser parte de um plano de tratamento abrangente, após uma análise completa da biomecânica dos pés. Na Clínica Onfeet, nossos podólogos fazem uma análise completa de seus pés, calçados, estilo de vida e necessidades para adaptar um plano de tratamento para atendê-lo.

A indicação de órteses personalizadas é fundamental em um plano de tratamento abrangente, especialmente após uma análise detalhada da biomecânica dos pés. Na Clínica Onfeet, nossos podólogos realizam uma avaliação minuciosa dos seus pés, considerando também o tipo de calçados que você utiliza, seu tipo de pé, o seu estilo de vida e suas necessidades individuais. Com base nessa avaliação são produzidas as órteses para se adaptarem precisamente às suas necessidades específicas. Somos comprometidos em proporcionar o mais alto nível de cuidado podológico e especializado para ajudá-lo a alcançar o máximo conforto e funcionalidade dos seus pés.

onfeet

onfeet