Dor no calcanhar: todas as suas perguntas respondidas

26 de Fevereiro de 2024

Dor no calcanhar, na maioria das vezes pode ser uma Fascite Plantar, que causa aquela dor na região do calcanhar e do meiopé. Existem muitos fatores que podem desencadear esse tipo de dor. Neste post, forneceremos algumas estatísticas e fatos sobre esta condição e responderemos a algumas perguntas que frequentemente ouvimos em nossas clínicas.

O que é Fascite Plantar?

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo, que liga a musculatura do osso do calcanhar e se estende até o peito do pé. Seu principal objetivo é manter os ossos e articulações em posição e apoiar o arco do pé, permitindo que a pessoa caminhe ou corra. Com a atividade repetida em nossos pés, esse tecido mole pode se esticar e ficar atrofiado e fraco, resultando em pequenas inflamações. A fáscia tenta se reparar, mas torna-se espessa e degenerativa, reduzindo sua função e resultando em estresse crônico e dor nesta parte específica do meio dos pés.

A condição geralmente afeta onde a fáscia se conecta ao osso do calcanhar, mas na maioria dos casos, a dor é refletida no meio dos pés. Além disso, você pode sofrer outros sintomas, como cãibras musculares na panturrilha, sensação de queimação e, formigamento nos pés, pode ser pior pela manhã, com uma dor aguda nos primeiros passos ou depois de permanecer em pé por longos períodos e durante exercícios.

O que causa Fascite Plantar?

A maioria das lesões da fáscia plantar é causada por uma mudança nos padrões normais de carga através do músculo. Em outras palavras, há mais pressão sobre o calcanhar plantar do que ele pode tolerar. A biomecânica dos seus pés também pode causar a condição. Por exemplo, se você tem pés planos, isso pode fazer com que a fáscia se estique demais à medida que o pé se move e o arco se achata. Um pé arqueado alto também pode resultar em aumento da pressão no calcanhar.

Apesar de não ter uma causa exata a fascite plantar está relacionada à distensão ou pequenos traumas na fáscia. Essa condição é mais comum em pessoas que utilizam muito a musculatura dos pés, como corredores, atletas e bailarinos ou que pratiquem atividade física excessiva, idade, obesidade e biomecânica inadequada.

Tenho Fascite Plantar?

Se você sente dor nos pés na região dos calcanhares que refletem até o meio dos pés, sendo pior pela manhã, então você pode ter Fascite Plantar. Procure a orientação de um podólogo que indicará o melhor tratamento ou uso de palmilhas especificas para amenizar as dores.

Qualquer pessoa pode sofrer de dor no calcanhar?

Qualquer pessoa pode sofrer de Fascite Plantar, mas certos grupos estão em maior risco. São eles:

  • Mulheres, especialmente durante a gravidez, mas também homens na faixa etária dos 40-50 anos;
  • Pessoas fisicamente ativas ou que iniciam ou aumentam a atividade intensa;
  • Pessoas com excesso de peso;
  • Pessoas que ficam em pé por longos períodos.

Como isso afeta as pessoas?

No início, geralmente é leve, e não é incomum que as pessoas simplesmente ignorem. Pode até desaparecer sem tratamento. Se persistir, pode se tornar crônica e debilitante, inibindo seus movimentos habituais e limitando as atividades da vida diária, levando as pessoas a procurar aconselhamento e tratamento de um especialista.

O que é esporão de calcâneo e como ele, está relacionado com a dor no calcanhar?

Em muitos casos, a dor no calcanhar está associada a um esporão de calcâneo. Você não pode vê-lo, mas ele aparece em um raio-x. O esporão de calcâneo é uma formação óssea anormal no osso calcâneo, tem formato de uma espora de galo, por isso “Esporão” “de calcâneo” porque é no osso do calcanhar.

Como meu podólogo diagnosticaria Fascite Plantar ou qualquer outra causa de dor no calcanhar?

Seu podólogo fará uma anamnese detalhada, analisará o seu calçado e realizará uma avaliação física dos seus pés. A confirmação se dá com a recomendação de um raio-X ou ultrassom.

Como posso aliviar minha dor no calcanhar em casa?

Se a dor for recente, tratamentos como gelo, repouso e anti-inflamatórios podem ser úteis. Se a dor estiver presente há meses a recomendação é de procurar por um especialista.

Como é tratada a Fascite Plantar?

“Será que vai embora por conta própria?” e “Quanto tempo vai demorar para melhorar?” são perguntas comuns que os pacientes fazem quando procuram resolver essa dor.

Seu podólogo irá diagnosticar e desenvolver um planos de tratamento específico para o seu caso. Existem muitas opções de tratamentos, o foco é reduzir as causas que o levaram a adquirir essa patologia.

  • Repouso – evitar a atividade que causou a dor em primeiro lugar. Isso pode incluir longas caminhadas, longos períodos de pé e corrida;
  • Alongamentos e exercícios de flexibilidade – fazer alongamentos simples dos músculos da panturrilha antes de ficar em pé;
  • Massagem regular nos pés – concentrando-se no arco e calcanhar do pé;
  • Reduzir a inflamação inicial – aplicação de gelo e uso de medicamentos anti-inflamatórios (tópicos ou orais);
  • Verificar sua postura e estilo de caminhada – corrigir desequilíbrios ou anormalidades que podem contribuir para a dor;
  • Calçado de apoio – usar sapatos que tenham um salto almofadado e suporte para entressola;
  • Suportes para os pés – órteses (palmilhas ou calcanheiras sob medida) para ajustar a biomecânica dos pés, que podem ajudar a corrigir o tipo de pisada;
  • Terapia por ondas de choque;
  • Injeção de corticosteroide;
  • A cirurgia é o último recurso para reparar a fáscia plantar danificada.

Como prevenir a Fascite Plantar?

Você pode reduzir o risco de dor no calcanhar de muitas maneiras:

  • Usar sapatos que se encaixam bem com uma fixação firme;
  • Escolher calçado apropriado para a sua atividade, com amortecedor ou apoio do arco medial;
  • Substituir os sapatos que estão desgastados;
  • Sempre aquecendo ao se exercitar, incluindo massagens e alongamentos;
  • Evitando estresse repetitivo, pressão e batidas do calcanhar. Isso pode incluir não ficar na mesma posição por muito tempo ou escolher menos atividades de exercícios de sustentação de peso se você estiver carregando peso extra.

A maioria das pessoas geralmente sofre de dor no calcanhar por meses, senão anos. O reconhecimento precoce e os tratamentos ajudam a reduzir as chances de as condições se tornarem crônicas e recorrentes.

Se você está sentindo dor ou gostaria de buscar um tratamento especializado, marque uma consulta na Clínica Onfeet mais próxima, nossos podólogos fornecerão uma análise completa de seus pés, calçados, estilo de vida e necessidades, a fim de personalizar um plano de tratamento para atender a saúde dos seus pés.

onfeet

onfeet