As Dores mais comuns que afetam os Pés e Suas Causas
11 de Março de 2024

Muitos pacientes enfrentam problemas relacionados às unhas dos pés. Vamos começar com os motivos que podem ocasioná-las em primeiro lugar. O objetivo das unhas dos pés é proteger as extremidades dos pés de traumas e choques. Sua superfície dura evita lesões nos delicados tecidos moles, nervos, vasos sanguíneos e músculos abaixo deles. Ocasionalmente, você pode perceber que uma ou mais delas ficam mais espessas. Isso geralmente é causado por traumas na unha do pé, como deixar cair algo pesado ou usar sapatos muito apertados, levando a um aumento no espessamento da unha para proteger as estruturas subjacentes.
Unhas Encravadas
Unhas encravadas são mais comuns entre adolescentes por duas razões principais. Primeiro, durante surtos de crescimento, as unhas crescem mais rápido do que a pele ao redor, tornando-se muito largas para o leito ungueal. Em segundo lugar, muitas vezes, nessa idade, eles começam a cortar as próprias unhas dos pés. Se não fizerem isso corretamente, podem deixar um pico no canto, que cresce na pele.
Unhas dos Pés Fúngicas
Causadas por fungos que se instalam sob a unha, as unhas dos pés fúngicas fazem com que ela mude de cor para amarelo/marrom, tornando-se espessa e esfarelada. O tratamento eficaz é essencial para evitar a propagação para as demais unhas. Diversos tratamentos estão disponíveis, incluindo terapias tópicas, luz ou laserterapia e, se necessário, medicamentos prescritos.
Calos
Calos são espessamentos de pele causados por pressão repetida em áreas específicas do pé ou nos dedos dos pés. Podólogos frequentemente tratam calos cortando o núcleo central do tecido, aliviando a pressão sobre a área. Se o atrito do calçado for a causa, recomenda-se trocar os sapatos para reduzir a pressão.
Calosidades
Calosidades, frequentemente confundidas com calos, são áreas mais amplas de acúmulo de pele resistente na planta dos pés. Assim como os calos, ocorrem devido à irritação, atrito ou pressão. O tratamento envolve remover o excesso de pele e aliviar a pressão, seja por meio de acolchoamento, órteses ou calçados adequados.
Gota
Gota, uma forma de artrite, pode causar dor nos dedos dos pés, principalmente no dedão. Cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, resultando em inchaço e dor. O diagnóstico é feito por exames de sangue, e o tratamento geralmente envolve medicação prescrita por um médico.
Joanetes
Joanetes é uma saliência óssea que cresce na cabeça do primeiro metatarso, osso que antecede o “dedão” do pé , muitas vezes hereditárias ou causadas por calçados inadequados. O tratamento visa prevenir a evolução, através de órteses que fazem tração do dedão no sentindo para aliviar as dores e a pressão. Nos casos mais graves é recomendado a intervenção cirúrgica.
Dor no Calcanhar
A dor no calcanhar, muitas vezes causada por fascite plantar ou esporão de calcâneo, requer tratamento específico. A recomendação é de procurar um especialista, como os podólogos por exemplo, que vão indicar uma solução de acordo com o problema de cada paciente, de modo geral, as palmilhas sob medida ajudam a resolver a maioria desses casos.
Dor no Tendão de Aquiles
Dor na parte de trás do calcanhar, associada ao tendão de Aquiles, frequentemente resulta de músculos da panturrilha atrofiados. Tratamentos incluem exercícios específicos, modificações no calçado e, em casos crônicos, terapia por ondas de choque.
Dores no dedão do pé ou Sesamoidite
Sesamoidite, é a dor dos dois pequenos ossos, abaixo da cabeça do metatarso (localização dos sesamoides), que pode ser controlada com o uso de produtos com acolchoamento para reduzir a pressão na área afetada.
Ruptura da Placa Plantar
A ruptura da placa plantar frequentemente resulta em intensa dor e pode provocar um deslocamento do dedo afetado em relação aos demais, devido à instabilidade na articulação. São recomendados repouso, gelo e redução da pressão na área afetada, também procurar um médico para fazer o diagnóstico.
Bursite
Inflamação das bolsas cheias de líquido (bursas) que protegem as articulações. O tratamento inclui redução da pressão, órteses e controle da inflamação. É recomendada a aplicação de gelo no local, e fazer exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia com a orientação de um profissional especializado.
Neuroma de Morton
É o espessamento do tecido ao redor de um nervo que conduz aos dedos dos pés, geralmente entre o terceiro e quarto dedo, muitas vezes resulta de sapatos apertados ou lesões. O diagnóstico preciso é obtido por ultrassom, permitindo um tratamento adequado.
Pés Planos ou Cavos
Alturas extremas de arco são conhecidas como pés cavos e podem sobrecarregar ligamentos, causando dores nos pés, joelho e coluna. Pés planos ou chatos são aqueles que possuem a ausência ou a diminuição do arco medial. O tratamento geralmente, inclui o uso de palmilhas sob medida e calçados ortopédicos.
Dor na Perna
Diferentes causas, como lesões, artrite ou tendinite, podem levar à dor na perna. O tratamento envolve redução da carga sobre os tendões afetados e controle da inflamação.
Principais Dicas para o Autocuidado em Casa
- Ao chegar em casa, tire os sapatos e massageie os pés com uma bola de tênis por dois minutos em cada pé para aliviar a tensão.
- Realize alongamentos leves da panturrilha para aumentar a amplitude de movimento no tornozelo.
- Mantenha as unhas dos pés cortadas, cuide de calos e calosidades para evitar acúmulos e pressão.
Se tratamentos em casa não aliviarem desconfortos nos pés ou pernas, consulte um podólogo na Clínica Onfeet para avaliação e a recomendação de tratamento adequado.