Guia Completo para Prevenir e Tratar a Canelite

10 de Junho de 2024

A Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM), ou canelite, ocorre na borda interna da tíbia. A dor é resultado do estresse na tíbia e causada pela inflamação dos músculos, tendões e tecido ósseo ao redor do osso. O local da dor é geralmente no ponto onde o músculo se liga à tíbia.

Principalmente visto em corredores, é mais provável que ocorra quando a superfície de corrida for muito rígida, se um calçado inadequado for usado durante a corrida, ou por aumentar os níveis de atividade muito rapidamente. Em algumas situações, a biomecânica dos pés também pode desempenhar um papel no surgimento da inflamação.

As canelites são um transtorno de estresse cumulativo. Aumentos repetidos, de alta intensidade ou repentinos na atividade colocam estresse nos ossos, músculos e articulações antes que eles tenham tempo de se reparar naturalmente. A dor é muitas vezes muito forte para continuar com a atividade. 

Este guia explica o que são canelites, como e quando elas podem ocorrer, destacando os passos mais importantes a serem tomados quando elas ocorrem e como evitá-las no futuro.

Causas das Canelites.

Geralmente relacionadas ao exercício físico ou a atividades repetitivas a Canelite tende a afetar pessoas que estão começando um novo regime de exercícios mas, na maioria das vezes, é a corrida (ou atividades que envolvem corrida) que levam ao desenvolvimento desta enfermidade.

A inflamação ocorre quando o tecido muscular e ósseo da frente da perna e estressado por excesso de trabalho, causado por atividades repetitiva, podendo ocorrer em uma ou ambas as pernas.

Se você mudar repentinamente o tipo, intensidade ou frequência das atividades, isso também pode desencadear essas inflamações. Por exemplo, se você começar a se exercitar com mais frequência (mais vezes por semana), aumentando a intensidade (indo mais rápido ou, no caso de correr, escolhendo uma rota mais montanhosa ou superfície mais dura) ou realizar a atividade por mais tempo (aumentando o tempo gasto correndo em uma sessão).

Para algumas pessoas, outros fatores também podem contribuir para a ocorrência de Canelites:

  • Pés pronados, cuja pisada tende a ser mais para dentro, pode favorecer o surgimento dessas inflamações. Como os músculos da canela estão envolvidos na manutenção do peito do pé ou do arco, ter uma pisada pronada pode colocar tensão extra nos músculos que estão próximos à canela.
  • Ter arcos altos “pés cavos” pode evitar que os pés absorvam o choque do chão ao correr, criando estresse extra nos músculos e no osso da tíbia.
  • Usar calçados velhos, sem apoio ou inadequados ao realizar exercícios.
  • Tornozelos, quadris ou músculos enfraquecidos podem facilitar o aparecimento de canelites.

Sintomas da Canelite.

Você pode estar se perguntando, como você pode saber se as suas dores são mesmo provenientes da Canelite ou apenas as dores usuais do exercício? Primeiramente, se você tem dúvidas sobre a sua condição, consulte um podólogo, pois eles são especializados para identificar e ajudar a remediar esses tipos de patologias. Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:

  • Sensibilidade, dores localizadas ao longo do lado interno da metade inferior do osso da canela;
  • Dores que ocorrem geralmente no início mas, também durante o exercício, podendo permanecer após o término do mesmo;
  • Área sensível ao toque com dor aguda;
  • Dor caracterizada por ser aguda e latejante.

Tratamento para Canelite.

Com o tratamento adequado, as canelites não costumam causar problemas duradouros. Descanso, gelo, alongamentos, medicamentos para dor e inflamações, calçados adequados e rotinas de exercícios são ações efetivas imediatas que podem ajudar com essa condição.

  • Descanso – a primeira coisa que sugerimos aos pacientes é que eles façam, primeiramente, um descanso completo dos exercícios ou atividades causadoras da inflamação. Se você gosta de manter a forma e ser ativo, às vezes você pode substituir a atividade por exercícios de baixo impacto, como natação ou hidroginástica.
  • Medicamentos – tomar medicamentos simples que ajudem a reduzir a dor e inflamação, como o ibuprofeno ou outro tipo de anti-inflamatório e analgésico.
  • Gelo – usar bolsas de gelo por seções de 20 minutos algumas vezes ao dia pode ajudar a controlar os sintomas.
  • Alongamentos e fortalecimento – buscar um programa de exercícios para os músculos da perna que podem ajudar a reduzir parte do desconforto.
  • Calçado – escolher sapatos que são projetados para a atividade que você está realizando fornecerá o suporte correto e amortecimento para evitar a reincidência da inflamação.

Embora você possa fazer algumas coisas em casa para ajudar a aliviar os sintomas, um podólogo pode fazer um diagnóstico preciso e orientações específicas sobre a recuperação e o retorno aos exercícios.

Se você tem pés pronados ou supinados, ou se a canelite está surgindo com muita recorrência, pode-se considerar a utilização de órteses que podem ser usadas efetivamente para ajudar, elas ajudam a estabilizar e apoiar os pés e tornozelo, reduzindo as tensões nas articulações e estruturas dos tornozelos e pernas que os pés pronados podem ocasionar.

O que você deve fazer a seguir?

Se você está sofrendo com canelites e passando por tratamento e está se perguntando quando você poderá voltar a se exercitar, recomendamos certificar-se de que a dor cessou por um mínimo de duas semanas. A dor pode até estar totalmente ausente em momentos de repouso, então pode ser tentador pensar que é seguro retornar às atividades, mas ela pode estar ocultada e retornar assim que os exercícios sejam retomados.

Depois de recomeçar a atividade, evolua suavemente, com uma intensidade mais baixa e verifique se algum sintoma aparece. Aumente lentamente a intensidade ao longo de várias semanas – isso pode ser frustrante, mas ajudará a garantir que você não apresente uma inflamação reincidente. Exagerar nos exercícios ao recomeçar pode levar até a uma fratura por estresse – representada por uma pequena fissura na tíbia e geralmente é diagnosticada por uma ressonância magnética.

Exercitar-se regularmente e alongar os pés, tornozelos e pernas pode ajudar os músculos a fornecer o melhor suporte para o seu corpo. O treinamento somado à outros exercícios de menor intensidade e impacto, também podem ajudá-lo a se manter ativo, evitando que o problema se repita.

Adicionar uma rotina de exercícios para ajudar a apoiar e estabilizar os tornozelos e pernas para se preparar para esportes de alto impacto ou intensidade, também pode ajudar a prevenir a ocorrência de canelites. Certifique-se de incluir tempo para se aquecer antes de se exercitar também, incorporando uma rotina de alongamentos pré e pós treino. Pare qualquer exercício se eles desencadearem sintomas ou causarem nova dor e entre em contato com um podólogo ou um ortopedista para tratamento especializado.

Se você está sentindo dores ou gostaria de algum conselho sobre como cuidar de seus pés, tornozelos ou pernas, marque uma consulta na Clínica Onfeet. Nosso podólogos fazem uma análise completa de seus pés, calçados, estilo de vida e necessidades, a fim de personalizar um plano de tratamento para atender você.

onfeet

onfeet